Equipamentos inovadores no setor de saneamento de Aracruz
A prefeitura de Aracruz, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vem se atualizando no setor de saneamento, integrando ao Ecossistema de Inovação de Aracruz (InovAR) que está em fase de implementação no município. O objetivo da autarquia é implementar tecnologias que permitam o monitoramento em tempo real de seus ativos, com diagnóstico realizado por inteligência artificial. Essa iniciativa em tecnologia reflete o compromisso do SAAE com a melhoria contínua dos serviços prestados aos clientes e a garantia da confiabilidade de seus ativos.
Dentro desse contexto, a autarquia estabeleceu uma parceria estratégica com a empresa 2Neuron, uma startup capixaba especializada em soluções de Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial para detecção de falhas mecânicas e elétricas em máquinas rotativas. De acordo com o diretor do SAAE, Amadeu Wetler a autarquia está testando o funcionamento da solução Ultronline em suas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). “O objetivo ao final dos testes é definir os requisitos para implementação em todas as elevatórias visando modernizar a maneira como a condição dos ativos críticos do SAAE é monitorada, especialmente, desafios como obstruções da rede, ao mesmo tempo em que busca otimizar as operações das estações de tratamento e bombeamento de água e esgoto”.
“Os primeiros testes com o Ultronline nas EEEs já indicam uma possível redução da necessidade de inspeções periódicas das bombas, o que não apenas aprimora o desempenho e a eficiência, mas também contribui significativamente para a mitigação de incidentes de transbordamento nas EEEs. Esse impacto positivo, por sua vez, se traduz em uma possibilidade de diminuição dos custos operacionais, garantindo que as atividades do SAAE continuem a fomentar serviços de excelência para a cidade de Aracruz, destacou o diretor do SAAE.
A adoção da estratégia de manutenção preditiva inteligente demonstra o compromisso do SAAE em aprimorar suas operações essenciais, e o Ultronline demonstrou ser uma importante tecnologia, pois utiliza as mais avançadas técnicas de monitoramento, baseadas nos preceitos da Indústria 4.0. Os testes continuam até que sejam definidos, pela equipe da autarquia todos os requisitos necessários para um processo de contratação da solução abrangente para o SAAE.